Pastoral Familiar
“Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34).
“Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco” (2Cor 13,11).
A Pastoral Familiar em nossa Paróquia iniciou seus trabalhos em 2007. De lá para cá tem promovido várias atividades voltadas para a evangelização e apoio às famílias em suas necessidades e dificuldades.
Ela leva em consideração, no seu trabalho pastoral, aquilo que São João Paulo II expressou no documento Familiaris Consortio sobre a família e sua missão na Igreja e na sociedade. Há alguns pontos importantes deste documento que vale a pena recordar:
O DESÍGNIO DE DEUS SOBRE O MATRIMÔNIO E SOBRE A FAMÍLIA
O homem imagem de Deus Amor.
- “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor” (FC 11). - Dois modos específicos de realizar a vocação da pessoa humana na sua totalidade ao amor: o Matrimônio e a Virgindade (FC 11).
O matrimônio e a comunhão entre Deus e os homens.
Matrimônio: “imagem e símbolo da Aliança que une Deus e o seu povo” (cf. Os 2,21; Jr 3, 6-13; Is 54) (FC 13).
Jesus Cristo, esposo da Igreja, e o sacramento do matrimônio.
- “O Espírito, que o Senhor infunde, doa um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem, como Cristo nos amou. O amor conjugal atinge aquela plenitude para a qual está interiormente ordenado: a caridade conjugal, que é o modo próprio e específico com que os esposos participam e são chamados a viver a mesma caridade de Cristo que se doa sobre a Cruz.” (FC 13) - O matrimônio cristão é memorial, atualização e profecia do que aconteceu com Cristo sobre a Cruz; - Memorial: graça e dever de recordar as grandes obras de Deus e testemunhá-las aos filhos; - Atualização: graça e dever de realizar um para com o outro e para com os filhos as exigências de um amor que perdoa e redime; - Profecia: graça e dever de viver e testemunhar a esperança do futuro encontro com Cristo (FC 13)
Os filhos, dom preciosíssimo do matrimônio.
“Segundo o desígnio de Deus, o matrimônio é o fundamento da mais ampla comunidade da família, pois que o próprio instituto do matrimônio e o amor conjugal se ordenam à procriação e educação da prole, na qual encontram sua coroação.” (GS 50) (FC 14).
A MISSÃO DA FAMÍLIA
A família, comunhão de pessoas
“A Igreja encontra assim na família, nascida do sacramento, o seu berço e o lugar onde pode atuar a própria inserção nas gerações humanas, e estas, reciprocamente, na Igreja.” (n. 15)
Família, torna-te aquilo que és!
“a família tem a missão de se tornar cada vez mais aquilo que é, ou seja, comunidade de vida e de amor” (n.15); “é-lhe confiada a missão de guardar, revelar e comunicar o amor, qual reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo pela Igreja, sua esposa” (n.15).
Diante de tudo quanto foi exposto acima a Pastoral Familiar Paroquial assim se estrutura:
OBJETIVO: Evangelizar as famílias da Paróquia, testemunhando Jesus Cristo, para que todas as famílias façam de seus lares uma verdadeira Igreja doméstica e uma escola de comunhão e de fé, contribuam para a geração, cuidado, defesa e promoção da vida.
FUNDAMENTO: O anúncio e a vivência do Evangelho da vida e do amor no seio das famílias, de acordo com as Diretrizes da CNBB e do Plano Diocesano de Pastoral, em comunhão com a Pastoral Familiar Nacional e Diocesana. A Família Cristã é a primeira escola de fé e célula básica da sociedade; sua missão é importantíssima e por isso há a necessidade de uma ação conjunta da Pastoral Familiar com os diversos grupos, serviços e demais pastorais na evangelização das famílias.
PROJETOS E AÇÕES DA EQUIPE DE PF
• Promoção de encontros com casais e famílias da Paróquia para reflexão sobre temas relacionados à espiritualidade familiar (Semanas da Família; Encontros de Espiritualidade Familiar; Formação etc.);
• Preparação remota, próxima e imediata dos noivos para o Matrimônio;
• Acompanhamento dos casais após o Sacramento do Matrimônio;
• Acompanhamento das famílias após o Batismo das crianças;
• Atuação, em comunhão com a Pastoral Catequética, junto aos pais das crianças, adolescentes e jovens que se preparam para os sacramentos da Eucaristia e Crisma;
• Promoção do Encontro de Adolescentes com Cristo;
• Ação conjunta com os setores missionários (grupos de rua), para cadastramento das famílias, com o objetivo de conhecer sua realidade e melhor atender pastoralmente a todas;
• Promover o Encontro de Casais com Cristo.
• Outras atividades, que surjam dos apelos e necessidades que a realidade apresenta, são discernidas e decididas em conjunto.