Pastoral Catequética
“Os conscientes hão de brilhar como relâmpagos, os que educaram a muitos para a justiça brilharão para sempre como estrelas” (Dn 12,3).
O OBJETIVO DA CATEQUESE E A MISSÃO DO CATEQUISTA
Lê-se em Mt 28, 19-20 – “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” – esta ordem expressa de Jesus mostra que a missão da Igreja é evangelizar, e nesta missão está contido o dever de fazer discípulos que aprendam a observar o que o Senhor ordenou, isto é, viver o Evangelho.
O documento de Aparecida n. 287 afirma: “... Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para segui-lo, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora”. E ao n. 288 afirma a importância do querigma na iniciação cristã como “maneira prática de colocar alguém em contado com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado”.
Portanto, o objetivo da catequese é formar discípulos missionários que tendo uma experiência com o Cristo vivo e integrados na comunidade cristã estejam prontos para vivenciar a fé e dela darem testemunho com a vida e a palavra.
A catequese, afirma ainda Aparecida (n. 299) deve ser mais que formação doutrinal, “precisa ser uma verdadeira escola de formação integral. Portanto, é necessário cultivar a amizade com Cristo na oração, o apreço pela celebração litúrgica, a experiência comunitária, o compromisso apostólico mediante um permanente serviço aos demais”.