Atendimento Secretaria

11 2033-1005

Ter. a Sex. 13h00 as 17h00 / Sab.: 08h00 as 12h00, 13h30 as 15h30

Home / Pastoral dos Ministérios

Pastoral dos Ministérios

Reproduzimos a seguir os nn. 48 a 59 do Diretório Diocesano dos Ministérios não ordenados (2ª edição – 2013), nos quais se define o que é ministério.

Definição:

48. No contexto da Igreja, mistério de comunhão e Povo de Deus, onde todos, por força do Batismo e da Crisma, são constituídos membros do Corpo de Cristo e discípulos missionários, o Espírito suscita dons, carismas e ministérios para o incremento do Corpo e para a eficácia da missão. Neste contexto se incluem os ministérios ordenados e não-ordenados.

49. Para se compreender o que é ministério, deve-se voltar ao Evangelho, para a vida de Jesus. Disse Ele: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 42-45).

50. A palavra ministério vem do latim ministrare que significa servir, serviço (em grego “diakonia”) pelo que alguém se torna apto a desempenhar atividades para o crescimento e edificação da comunidade.


OS MINISTÉRIOS EM NOSSA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário temos, a serviço do Povo de Deus, irmãos e irmãs que exercem os ministérios não ordenados da Palavra, da Sagrada Comunhão e das Exéquias.

Os ministros não ordenados da Palavra são responsáveis por presidirem as Celebrações da Palavra na ausência do Presbítero. Partilham com a comunidade a Palavra de Deus, dirigem as orações da Comunidade e distribuem a Sagrada Comunhão para os participantes da Assembleia Litúrgica.

Os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão auxiliam na distribuição da Eucaristia, tanto nas Missas quanto nas Celebrações da Palavra, como também a levam aos enfermos impossibilitados de participarem das celebrações na igreja. Auxiliam o Presbítero a alimentar o Povo de Deus com o Pão vivo descido do céu, que é Jesus na Eucaristia.

Os ministros não ordenados das Exéquias, por sua vez, realizam a Celebração da Esperança nos velórios e cemitérios por ocasião do falecimento de algum fiel, quando da impossibilidade do Presbítero não pode estar presente, ou então, o auxiliam quando este preside as Exéquias. Estes ministros podem também ser chamados de ministros da consolação, pois levam a palavra da fé, de consolo e esperança para as famílias enlutadas, além de motivar os familiares e amigos do falecido a unirem-se na oração da Igreja em favor da pessoa que fez sua passagem deste mundo para o Senhor.