Mensagem do Mês
Março/2025
Olá queridos (as), a paz do Cristo, nosso Deus e Senhor, esteja com vocês...
Com a Quaresma, iniciada na quarta-feira de Cinzas, nos preparamos anualmente para celebrar, colher e testemunhar os frutos da Páscoa do Senhor Jesus, Morto e Ressuscitado, conforme às Escrituras.
É tempo marcado pela oração, jejum, caridade. Tais práticas não são atitudes externas, apenas para serem vistas pelos outros (cf. Mt 6,5). São práticas piedosas que, brotando no coração do fiel, o ajudará em seu desejo de conversão e luta contras os males que afetam o ser humano: vida excessivamente material, invejas, rivalidades, julgamentos, preconceitos, egoísmos, falta de comprometimento com a evangelização, medos, ansiedades etc...
O QUE FAZER NA QUARESMA?
Com a quaresma nos é dado um “período de renovação da vida” (cf. Armellini, Fernando. O Banquete da Palavra – Ano C, p. 115). Auxiliados pelo Espírito do Senhor e pelas práticas da oração, do jejum e da caridade, caminhamos na alegria e na fraternidade com os frutos de nossa conversão pessoal, comunitária e social.
A oração: como sintonia com Deus, com seus pensamentos e seus projetos. Na oração buscamos a perfeita comunhão de entendimento com Deus (cf. O Banquete da Palavra, p. 115).
O jejum: como atitude daquele (a) que, seguindo Jesus Cristo, deve esquecer-se de si mesmo, do próprio interesse e pensar apenas no bem do irmão (cf. O Banquete da Palavra, p. 116). “Acaso o jejum que eu prefiro não será isto: soltar as cadeias injustas; desamarrar as cordas do jugo; deixar livres os oprimidos, acabar com toda a espécie de imposição?” (Is 58,6).
A caridade: como atenção, generosidade e sensibilidade para com os que passam por necessidades; como uma atitude de partilha, de modo que “aquilo que tiverdes poupado nas despesas ordinárias torna-se alimento para os pobres” (O Banquete da Palavra, p. 117).
Façamos nosso caminho quaresmal na vida de fé de nossas comunidades e famílias, para juntos, celebrarmos a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, vencedor do pecado e de todos os males.